terça-feira, 8 de novembro de 2016

TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?

Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre tecnologia e metodologia!


Com base no vídeo sugerido “Metodologia ou tecnologia" e também na imagem acima, a professora aplicava o conteúdo ao seus alunos de uma forma que se tornava maçante e monótono, de modo consequente os alunos se cansavam rapidamente da aula, logo surge uma oportunidade da professora poder inovar suas aulas fazendo a utilização das tecnologias, sendo possível tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.
Para que isso aconteça decorre do modo que o docente for efetivar a utilização do equipamento, do mesmo modo que pode contribuir para a aquisição do conhecimento dos educandos, pode continuar sendo uma aula preservadora da metodologia acostumada.
Em vista disso, se o uso dessas tecnologias não for para o aprendizado dinâmico dos educandos, de nada serve as mesmas. Para que isso não aconteça o professor deve deixar de lado a metodologia antiga e se adaptar a uma nova, por conseguinte torna mais produtivas as aulas.
De acordo com uma pesquisa realizada por Tozetto e Matos (2007) verificou-se que os docentes em sua maioria não se sentem prejudicados pela falta de tecnologia apropriada, talvez porque alguns ainda “sintam medo” das novas tecnologias por não as dominarem completamente, ou realmente sentirem-se seguros em ministrar seus conteúdos sem o aparato tecnológico. No entanto, os discentes acreditam que a atuação dos professores pode ser prejudicada, uma vez que as aulas ficam restritas a mera exposição de conteúdos.
Para Moran (1998), por exemplo, a utilização das tecnologias, em especial a Internet, deve levar a mudanças na forma de ensinar, isto é, deve transformar a sala de aula em pesquisa e comunicação. Ele acredita que tal tecnologia facilita a motivação dos alunos não apenas por ser uma novidade, mas especialmente pelas possibilidades que cria em termos de pesquisa.
De acordo com Valente (2003, p.3), para usar os recursos da informática tanto na prática docente quanto na discente não pode se restringir à passagem de informações sobre o uso pedagógico da informática. Ela deve oferecer condições para o educando construir conhecimento sobre técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador em sua prática pedagógica. Além disso, essa formação deve acontecer no local de trabalho e utilizar a própria prática do professor como objeto de reflexão e de aprimoramento, servindo de contexto para a construção de novos conhecimentos.
A escola nova é um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional. Também conhecida como Educação Nova, a Escola Nova tem seus fundamentos ligados aos avanços científicos da Biologia e da Psicologia. Pode-se afirmar que, em termos gerais, é uma proposta que visa a renovação da mentalidade dos educadores e das práticas pedagógicas. O pedagogo Célestin Freinet foi um dos defensores dessa concepção de educação. Já o educador e pensador Jean Piaget optou pela chamada Escola Ativa, uma corrente da Escola Nova.
A introdução de ideias e técnicas novas como os métodos ativos, a substituição das provas tradicionais pelos testes, a adaptação do ensino às fases de desenvolvimento e às variações individuais são algumas das novidades da Educação Nova. Além disso, visava colocar o educando como centro do processo educativo.

REFERENCIAS
SEEGGER, Vania; CANES, Suzy Elisabeth; GARCIA Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/6196/3695>. Acesso em: 08/11/16  
TOZETTO, Joseli Monteiro; MATOS, Elizete Lucia Moreira. Formação docente, prática pedagógica, tecnologias da informação e comunicação: entre rupturas e transformações no ensino superior 2007. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-239-02.pdf>. Acesso em: 08/11/16.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete. Escola Nova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/escola-nova/>. Acesso em: 08 de nov. 2016.

ALLENDE, José Cubero. Metodologia ou tecnologia?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk>. Acesso em: 07/11/16. 

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