Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre o Construcionismo!
Papert
denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por
intermédio do computador, o seu próprio conhecimento (Papert, 1986). Papert usou
esse termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: a
construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de
seu interesse, o fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e
para o qual ele está bastante motivado o envolvimento afetivo torna a
aprendizagem mais significativa.
O
pensamento construcionista denota uma postura crítica diante do mundo, no
sentido de explicitar e debater os regimes de verdade presentes em noções como
as de progresso, emancipação e liberdade.
Cabe
ao educador estar formado adequadamente a fim de proporcionar um ambiente
para que o aprendiz construa o seu conhecimento, levando em conta alguns aspectos do construcionismo como por exemplo a
relação entre computador e aluno; conhecer diferentes maneiras de usar a
informática: diferentes softwares; levar o aluno a construir o seu
conhecimento, interagindo com o computador entre outras características.
Referencias
VALENTE, José Armando.
Analises do Diferentes tipos de Software
usados na educação. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2009_2/links/semana_3/analise_soft.pdf
Acesso em: 20/11/16.
VALENTE, José
Armando. Informática na educação: Instrucionismo
X construcionismo. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html>.
Acesso em: 20/11/16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário