terça-feira, 22 de novembro de 2016

CONSTRUCIONISMO

Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre o Construcionismo!


Papert denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento (Papert, 1986). Papert usou esse termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: a construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, o fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele está bastante motivado o envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa.
O pensamento construcionista denota uma postura crítica diante do mundo, no sentido de explicitar e debater os regimes de verdade presentes em noções como as de progresso, emancipação e liberdade. 
Cabe ao educador estar formado adequadamente a fim de  proporcionar um ambiente para que o aprendiz construa o seu conhecimento, levando em conta alguns  aspectos do construcionismo como por exemplo a relação entre computador e aluno; conhecer diferentes maneiras de usar a informática: diferentes softwares; levar o aluno a construir o seu conhecimento, interagindo com o computador entre outras características.

Referencias
VALENTE, José Armando. Analises do Diferentes tipos de Software usados na educação. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2009_2/links/semana_3/analise_soft.pdf Acesso em: 20/11/16.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: Instrucionismo X construcionismo. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html>. Acesso em: 20/11/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário