Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre tecnologias educacionais!
Com
o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem
utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria
escolar. A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais
chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas
internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de
mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.
O
termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos
tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar
a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo
e melhor acesso à informação. O grande aparato que traz inúmeros benefícios
sociais e educacionais é o computador. Basicamente seria uma tecnologia de
inserção, nas atividades da escola, do aprendizado de utilização e entendimento
do manuseio de aplicativos de software livre. É uma tecnologia de fácil uso e rápida
adequação ao ambiente escolar que possibilita o desenvolvimento conjunto de
professores e alunos. É de fácil incorporação às atividades da escola e, por
seu conteúdo, pode ter uma faixa mais ampla de usuários. A metodologia permite
que alunos com maior domínio na utilização do software passem a atuar no
processo, colaborando em atividades na própria escola.
Essa
dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de e-mails,
chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles
podem avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes
sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível
falar em cursos à distância. Não falta opção quando falamos em tecnologias
educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais
acessíveis.
Nesse
contexto a presença de modelos informáticos na sociedade e o desenvolvimento
tecnológico, vistos de forma mais abrangente e mais crítica, exigem as suas
inclusões nos projetos pedagógicos da formação de professores, de modo que se
criem novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem e de reflexão
sobre o cotidiano acadêmico. Essa inclusão pode ser feita por meio da criação
de ambientes propícios para a utilização desses recursos e, propondo assim
fazer uso das tecnologias existentes para a melhoria da qualidade de ensino e consequentemente
da formação do professor. Contudo, essa ação pedagógica deve estar fundada em
uma concepção de conhecimento que reconheça a importância da reflexão crítica a
respeito da utilização dos recursos existentes e suas implicações e impactos
sociais.
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