segunda-feira, 7 de novembro de 2016

BLOG

 Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre blog!



Com o crescimento da internet no mundo, e a facilidade de comunicação que ela proporciona, aumentou o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na web. Entretanto, para montar uma home page e publicá-la era necessário ter certo domínio técnico, que poucas pessoas tinham. A partir do interesse e da dificuldade conflitantes, surgiram os bloggers, que são serviços que oferecem ferramentas para possibilitar que internautas comuns publiquem seus próprios textos na internet. 
Araújo diz “é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet sem a necessidade de ter domínio técnico, de programação ou software. Esses espaços individuais disponibilizados pelos bloggers receberam o nome de blogs”.
O Blog é uma abreviação de weblog, ou registro eletrônico, e apresenta um caráter dinâmico e de interação possibilitados pela facilidade de acesso e de atualização. O que distingue o blog de um site convencional é a facilidade com que se pode fazer registros para a sua atualização, o que o torna muito mais dinâmico do que os sites, pois, sua manutenção é mais simples e apoiada pela organização automática das mensagens, ou posts, pelo sistema, que permite que novos textos sejam inseridos sem a dificuldade de atualização de um site tradicional. Seus registros aparecem em ordem cronológica inversa (o último lançamento aparece em primeiro lugar conforme o dono desejar) e utiliza programas simples que praticamente exigem apenas conhecimentos elementares de informática por parte do usuário. (CICLO A, CICLO B, 2003).
Quando os blogs surgiram, tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também. Os blogs tornaram-se o "endereço virtual" de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de "diário", tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores.
Dentro do âmbito escolar, faz algum tempo que o Blog tem sido considerado por algumas instituições uma ferramenta a mais no processo de ensino e aprendizagem, mas na prática ainda são poucas as instituições que exploram esse canal de troca de conhecimento. E a importância do Blog para a educação está justamente na compreensão de como explorar esse instrumento de comunicação para beneficiar tanto a prática docente quanto o posicionamento da instituição perante seu público-alvo.
Neste contexto, a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos pedagógicos, com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e fomentar a construção do conhecimento, a partir de um instrumento que diz respeito sobre a atualidade e ao que as pessoas estão usando como forma de expressão. Assim, o uso do blog na educação apresenta-se como um possível viabilizador da construção do coletivo a partir da cooperação para o conhecimento.
Em sala de aula ou em um ambiente de ensino e aprendizagem, use o Blog para o desenvolvimento de assuntos ligados a um tema que venha de um interesse complementar ao estudo dos alunos. O assunto abordado deve ser interessante tanto para quem escreve quanto para quem lê, pois isso faz o conteúdo fluir melhor e acrescentar mais conhecimento. Um exemplo são alguns Blogs criados para resenhas críticas de obras literárias usadas no Ensino Médio.
Mas como fazer a utilização?
Inicialmente para utilizar essa ferramenta (o blog) com eficácia é ter em mente o objetivo do canal/tema. É fundamental que o blog tenha um layout atrativo, conteúdo de qualidade e aborde novidades e temas de interesse do seu público alvo.
            A imagem a baixo especifica as dicas de Goulart para um blog

Figura 1- Dicas para criar um blog educativo.

Fonte: http://ead.faccat.br/portal/blog/como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/ (2011).

Para aproveitar o que essa ferramenta tem de melhor, ofereça conteúdos dinâmicos e que tragam valor para o seu público alvo. Um blog exige tempo e dedicação, pois, ele pode ser um importante canal adicional para sua estratégia de construção de relacionamentos e de formação de opinião. 

GOULART, Michel. Como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino. Disponível em: <http://ead.faccat.br/portal/blog/como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/>.  Acesso em: 27 set 2016.
FOGAÇA, Michelly. 5 pontos para entender a importância do blog em instituições de ensino. Disponível em:< http://resultadosdigitais.com.br/blog/a-importancia-do-blog-em-instituicoes-de-ensino/ >. Acesso em: 27 set 2016.
ARAÚJO, Conceição. O que são blogs?. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/>. Acesso em: 27 set 2016.
BARBOSA, Conceição A. Pereira; SERRANO, Claudia Aparecida. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf>. Acesso em: 27 set 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário