Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre softwares educacionais!
Softwares
são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de
instruções ordenadas que seja entendidas e executadas pelo computador. Existem
dois tipos principais de softwares: os sistemas operacionais (softwares básicos
que controlam o funcionamento físico e lógico do computador) e os softwares
aplicativos (executam os comandos solicitados pelo usuário, como os
processadores de texto e planilhas eletrônicas). Dois outros tipos de softwares
que contém elementos dos softwares básicos e dos softwares aplicativos, mas que
são tipos distintos, é: os softwares de rede, que permitem a comunicação dos
computadores entre si, e as linguagens de programação, que fornecem aos
desenvolvedores de softwares as ferramentas necessárias para escrever
programas.
Dentre
as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande
aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares
educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de
potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das
próprias instituições de ensino.
Software educativo é um software cujo
principal propósito é o ensino ou o auto aprendizado. O seu objetivo
principal é contribuir para que o aprendiz obtenha novos
conhecimentos, fazendo uso do software, tendo prazer em lidar com ele.
Para
Moran (2007, p. 97) softwares educativos podem “ativar o acesso à informação e
à pesquisa individual e coletiva, favorecendo processos para aumentar a
interação entre eles”. Moran (2007, p.54) acrescenta ainda que “é a mídia mais
importante e a que resume todo o potencial de mudança que está acontecendo”.
Quanto
ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para
uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem
algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai
do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender. No modelo
algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma sequência
de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. Já em um
software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades
experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para
que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo.
O
computador, quanto ao seu uso pelo aluno, pode ser classificado em duas
modalidades: máquina de ensinar e ferramenta. Na primeira, o aluno aprende o
que o computador tem a lhe transmitir através de programas tutoriais, de
programas de exercícios e prática, jogos educacionais, simulações e realidade
virtual, que é uma extensão da simulação sendo tridimensional e, na segunda, o
aluno constrói, instrui, modifica, inova e cria, e nesta modalidade o educando
utiliza aplicativos, resolução de problemas para elaboração de projetos usando
uma Linguagem como, por exemplo, o LOGO, programa de controle de processo, programas
de comunicação, etc.
Os
softwares educativos estão diretamente ligados à classificação do uso do
computador na educação de acordo com sua função: Tutor, Ferramenta e Tutelado.
De acordo com o uso do computador, ira usar-se um dos tipos de software
correspondente ao objetivo do uso. Tipos básicos de software: exercício e
prática, tutorial, simulação, jogo educativo e gerenciados de ensino.
Software
Tutorial
• Pode
apresentar habilidades, informações ou conceitos novos ao aluno, substituindo
aulas, livros, filmes, etc.;
• ensinam e
controlam o progresso de aprendizagem;
• auxiliam ao
ensino;
• apresentam
alguma informação e fazem uma série de perguntas, com uma limitada faixa de
respostas possíveis.
Software
de Simulação
• É
representação ou modelo de algum objeto, sistema ou fenômeno real. É uma
imitação da realidade, geralmente explorando as capacidades dinâmicas do
computador, a interação, os gráficos, os sons;
• funções
principais: recreação, toada de decisão/solução de problema e ensino;
• existem dois
tipos: simulação estática (sem participação do aluno) e simulação interativa
(com participação);
• são
divertidos, convenientes, realísticos, facilitadores de retenção e
transferência, econômicos e mais flexíveis perante o aluno.
Jogo
Educativo
• É uma
atividade de aprendizagem inovadora, na qual as características do ensino
apoiado em computador e as estratégias de jogo são integradas para alcançar um
objetivo educacional especifico;
• pode ser dois
tipos: abstrato (jogos de palavras e quebra-cabeças) ou concreto (situações da
vida).
Ferramentas
de Trabalho
• Uso dos
programas Word, Excel e PowerPoint, pode-se elaborar atividades para serem
aplicadas com os alunos ou a partir de um tema ou conteúdo, o professor solicita
aos alunos trabalhos que possam ser apresentados em seminários ou também para
elaboração provas, controle de notas, elaboração de relatórios, etc...
O
uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das
crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao
desenvolvimento de cada uma delas. Os alunos vão explorar atividades que
envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico
interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira
divertida.
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