segunda-feira, 31 de outubro de 2016

MOODLE


   Olá pessoas incríveis da internet, eu sou a Luciana   Cordova e hoje vamos falar um pouco sobre o Moodle!


1.    O que é Moodle? Como é utilizado o ambiente? Para que serve? De que maneira ele pode ser utilizado como recurso pedagógico?

     De todos os AVAs (Ambiente Virtual de Aprendizagem) existentes, o que se é mais utilizado é o Moodle (Modular Object – Oriented Dynamic Learning Environment, que significa Objeto Orientado Para a Aprendizagem em Ambiente Dinâmico), este ambiente foi criado em 1999, por Martin Dougiamas. O Moodle proporciona operacionalizar aulas à distância (no Brasil) na UNICENTRO e também no sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), ele é um Software onde se destina permitir um professor ou estudante integrar-se em um curso online, se é possível encontrar (criar) três formatos de cursos, um deles é o social, onde é baseado nos recursos de interação entre os participantes e não em um conteúdo estruturado. Os outros dois são semanais e modulares, estes são estruturados e centrados na disponibilização de conteúdos e na definição de atividades. O ambiente Moodle é dividido de duas formas com algumas ferramentas que podem ser utilizadas em um curso na modalidade a distância que correspondem em acrescentar recursos e acrescentar atividades e funcionam independentemente. É na educação que ele se constitui em um sistema, onde ocorre a administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades online em ambientes virtuais voltados para uma aprendizagem colaborativa. Basicamente o Moodle é um software livre e serve de apoio à aprendizagem online. 

2.    - Que impactos da tecnologia da informação e comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas?

     O mundo globalizado passa por diversas transformações ao longo do tempo, a cada dia que se passa as mudanças e o avanço ficam mais comuns entre os homens. Hoje, a técnica baseada na ciência reforça os mecanismos de mudança que interferem diretamente na vida cotidiana, principalmente por meio da tecnologia, “que surgiu há cerca de 400 anos atrás, mas tornou-se uma atividade humana importante no início do século XX.” (VARGAS, 1985, p. 14). As evoluções ocorrem de uma forma rápida, decorrente da razão das inovações tecnológicas incorporadas na vida humana, principalmente nos meios de educação por ser o elemento fundamental de conhecimentos e informações do homem perante a sociedade. Atualmente a gestão escolar vive em contato direto com as facilidades e comodidades projetadas pela tecnologia que se é inserida nas várias formas de aprendizagem. A influência da tecnologia desencadeou um processo interativo e avançado na educação, com distintas maneiras de se aprender, métodos organizados e elementos componentes de uma farta produção de conhecimentos.
“Nesse sentido, a aplicabilidade tecnológica e sua relação com o conhecimento, modificaram o papel social da escola que, vinculado à formação para o mundo do trabalho, necessitou de novos parâmetros e de uma melhor redefinição para acompanhar a “evolução tecnológica que define os contornos do exercício profissional contemporâneo.” (FORGRAD, 2004, p. 12).
     Isso se constitui numa nova forma de ensinar e aprender, na qual a tecnologia, quando utilizada adequadamente, promove a interação. Nesse processo, o que está sendo construído é o diálogo que promove a troca e o incentivo ao estudo e à aprendizagem, favorecendo os processos de construção do conhecimento.
   Sancho e Hernández (2006, p. 19), pesam que "muitas pessoas interessadas em educação viram nas tecnologias digitais de informação e comunicação o novo determinante. A nova oportunidade para repensar e melhorar a educação". Diante disso, a tecnologia esta cada vez mais inserida na educação mostra-se um novo aparato de descobertas, conscientizando o meio educacional de que evolução é um processo de adaptação contínua que não para e não deve ficar desatualizado, por tanto deve ser investigado e estudado para que os verdadeiros objetivos sejam alcançados.
      A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades.
  • ·  As TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
  • ·   As TICs como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
  • ·   Várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.
    A relação entre professor e aluno, nesse ambiente tecnológico, pode propiciar uma aprendizagem colaborativa que contempla a interdependência e a inter-relação. Essa relação, sendo de parceiros que colaboram e constroem juntos, respeita, ao mesmo tempo, a individualidade e a diversidade presentes. Os elementos que compõem a escola concebessem e utilizassem a tecnologia para promover o desenvolvimento humano, intensificando a informação e a comunicação entre as pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento às classes sociais menos favorecidas, organizando grupos de estudos sobre os problemas mais emergentes a fim de realizar programas e parcerias, etc.        
    Portanto, a inserção do computador no meio social e na escola procura modificar as concepções de tempo e espaço, bem como as formas de comunicação e organização entre os indivíduos, como, professores e alunos. 

Referencias:
DESCONHECIDO. As influências da tecnologia na educação. Publicado em 25 de março de 2011. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/as-influencias-da-tecnologia-na-educacao/62166/#ixzz4Aa1zemhQ>. Acessado em: 02 de junho de 2016.

DALAPOSSA, Chaiane Karen. Tecnologia na educação. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/tecnologia-na-educacao.htm>. Acessado em: 03 de junho de 2016.

UNESCO. TIC na educação do Brasil. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education>. Acessado em: 03 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário